O Goiânia Esporte Clube – Goiânia E.C – foi fundado oficialmente em 05 de julho de 1938. É um dos times mais tradicionais e importantes do estado de Goiás. Seu mascote é o Galo Carijó mais conhecido como Galo.
Tudo começou em abril de 1936, quando o fluxo de funcionários públicos aumentou na nova capital. Eles não tinham nenhum esporte para praticar ao fim do expediente e nos finais de semana, fundaram então o embrião do Goiânia, o União Americana, em 28 de abril. Não durou três meses, pois a sede ficava em Campinas e a distância para Goiânia acabou desanimando os jogadores. No dia 12 de julho de 1936, ocorreu a primeira partida de futebol entre clubes devidamente formados na nova capital. Um dos espectadores foi o arquiteto José Neddermeyer. Em 30 de julho de 1936, ele e outros aficionados pelo futebol e pela cidade, decidiram pela fundação de um time de futebol de verdade, o Goiânia. As cores escolhidas para o uniforme foram o preto e branco, seu primeiro uniforme foi bastante inusitado: camisas pretas, golas brancas, trazendo como escudo o mapa de Goiás.
Ao longo de sua história no futebol, o Goiânia possui 14 títulos do Campeonato Goiano profissional, incluindo um pentacampeonato entre 1950 e 1954. Foi o primeiro Clube goiano a ganhar uma taça à nível regional, a Copa Brasil Central de 1967, e o primeiro clube a ganhar um campeonato invicto. É um dos quatro clubes do futebol da cidade de Goiânia que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em quatro edições. Participou ainda por duas vezes da Copa do Brasil.